quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Por onde anda Tina Turner?

Por ter nascido em 1980, minha infância se passou no fim dos anos 80 e inicio dos anos 90, numa era que não se tinha internet, pouco vídeo games, pouca poluição e a violência também era menor, grades em janelas então...

Pois bem, diariamente passo por alguns blogs e navegando a esmo por um, li uma matéria sobre a trilogia Mad Max, e no fim um vídeo da Cantora Tina Turner, nessas horas me lembrei da infância em que a Rede Globo era baba das crianças, e passávamos à tarde na frente da TV, voltando ao assunto, pensei por onde anda a Tina Turner?

Fui até ao horáculo (Google), e fim uma breve pesquisa:

Segundo o fansite www.tinaturner.com.br, Tina Turner foi considerada a mais vibrante cantora da história da música. Quem a viu subir ao palco afirma que o calor e a energia transmitidos por ela não se compara a nenhuma outra sensação já vivida. Tina exalava sensualidade de cada poro desde o início de sua carreira, quando era vocalista do grupo The Ike & Tina Turner Revue, no final dos anos 50. Nessa fase, ela já era Tina Turner, mas nem sempre foi assim.

Tina nasceu Anna Mae Bullock, em Brownsville, Tenessee, no dia 26 de novembro de 1939. Abandonada pelo pai, junto com a irmã Alline, foi morar com a avó em Nutbush, para em seguida mudar-se para a casa de sua mãe em St. Louis, em 1956.

Foi lá que Anna Bullock conheceu Ike Turner, um roqueiro promissor que logo ficou impressionado com sua estrondosa voz e a convidou para cantar em sua banda. Inicialmente Anna não quis por não acreditar muito na história. Mas, diante da insistência de Turner rendeu-se o convite. Foi então que aos 18 anos, Anna Bullock se transformou em Tina Turner.

Primeiramente Tina juntou-se a Ike Turner para fazer uma turnê, como parte do backing vocal. Só dois anos mais tarde, Tina seria a estrela do show. E foi aí que o conjunto passou a chamar Ike Turner & The Kings of Rhythm. Tempos depois teria definitivamente o nome de Ike & Tina Turner.

Em 1960, a dupla começou a bater as listas de vendas com a música ‘A Fool in Love’. No decorrer da década, com ajuda do produtor Phil Spector, a banda explodiu com ‘River Deep Mountain High’ e, em 1971, consagraram o tema ‘Proud Mary’, uma versão da banda Creedence Clearwater Revival.

Mas, como na maioria das histórias, as fases boas não duram para sempre, com Tina não seria diferente. Anos depois ela abandonou Ike Turner devido a seu comportamento agressivo e consumo excessivo de drogas, além das diferenças pessoais. Do relacionamento, restou o nome consagrado de Tina e um filho.

Nos anos 70, o número de turnês e a venda de discos caíram, apesar do sucesso de Tina Turner durante sua atuação em “The Who’s Rock Opera”, onde ela cantou sozinha ‘Acid Queen’, apelido que foi lhe concedido pela mídia. Tina se viu livre e independente e acabou se separando legalmente de Ike exigindo na justiça apenas seu nome artístico. Para voltar a ser o que era Tina decidiu partir para carreira solo, com apresentações em alguns programas e quadros de TV, como The Hollywood Squares, Donny and Marie, The Sonny & Cher Comedy Hour.

Tina ainda gravou alguns álbuns para a United Artists no final da década de 70, que não renderam muita repercussão. Em 1983 voltou com o projeto dos integrantes de Heaven 17, Ian Craig Marsh e Martin Ware, denominado B.E.F., onde fazia uma versão do tema de The Temptations ‘Ball of Confussion’. Surgiu então um contrato com a gravadora Capitol. Era a chance de retomar o caminho do sucesso.

Seu primeiro single foi uma versão do clássico de Al Green ‘Let’s Stay Together’, que entrou com força nas listas em 1984. Foi seguido pelo sucesso de ‘What’s Love Got to Do With It’, que se mantiveram três semanas em primeiro lugar, convertendo-se em um dos hits da época. No mesmo ano lançou Private Dancer, com o qual conseguiu os sucessos ‘Better Be Good to Me’ e ‘Private Dancer’.

Tina ficou em evidência no mundo todo. Voltou a se apresentar nos palcos dos quatro cantos da Terra, cada vez mais brilhante. Esta talvez tenha sido a época da melhor fase musical de Tina. Sua música passava pelo rock, pelo R&B e pelo romantismo, tudo levado pela voz rosnante e sua sensacional presença de palco.

“We Don’t Need Another Hero’ em 1985 foi mais um estouro e ‘Typical Male”, do ano seguinte, seu último grande sucesso da década. Os anos 90 serviram para Tina se dedicar mais às turnês pelo mundo e editar discretos álbuns, que acrescentaram seu nome como artista consagrada.

Por Guilherme Costa

Mesmo com essas informações ainda fiquei curioso para saber algo atual sobre ela, pois bem segundo a Wikipédia - Em 2008, na Edição de 50 Anos do Grammy Awards, Tina Turner voltou aos olhos do grande público e fez uma apresentação histórica. Cher introduziu a performance, descrevendo-a como sua grande "heroína e amiga". Aos 68 anos, Tina demonstrou muito pique e disposição e muita potência vocal. Interpretou os hits "What's Love Got To Do With It", "Better Be Good To Me" e "Proud Mary", esta última em um dueto com a sua admiradora Beyonce.[1][22] Sendo considerada uma das melhores performances da noite.[23] O vídeo da apresentação, em poucas horas no ar, ficou em #4 entre os mais vistos da semana no Youtube. 12 Horas apos o grammy, Tina fez uma performance na Rússia, onde cantou nove de seus grandes sucessos, abrindo o show com Private Dancer, para um público de nove mil pessoas e para o presidente da Rússia.

No dia 26 de abril de 2008, durante gravação do especial para o programa de TV de Oprah Winfrey, Tina Turner revelou que estava de volta com nova turnê[24][25], tendo início em 1 de outubro de 2008, na cidade Kansas, Estados Unidos.[26] [27] No final do ano, a turnê já havia rendido cerca de 47,7 milhões de dólares, entrando para o top 10 das turnês que mais arrecadaram naquele ano.[28][29] Também, no mesmo ano, foi lançado no dia 13 de setembro uma coletânea contendo duas músicas inéditas: I'm Ready e It Would Be A Crime. [30]

Em 12 Setembro de 2010 faleceu a irmã mais velha de Tina Turner, aos 73 anos. O tabloide National Enquired, anunciou o falecimento mas não divulgou as causa da morte de Alline Bullock, segundo o tablóide Tina Turner vôou imediatamente para o Hospital de Los Angeles onde chegou algumas horas antes do falecimento da irmã mais velha, Alline junto a Tina ajudou em algumas composições e na educação dos filhos de Tina durante gravações e nunca perderam contato de fato uma com a outra. Milhares de fãs de Tina Turner enviaram mensagem de 'pêsames' a rainha do Rock..

Sua ultima turnê foi em 2008, "Tina! 50th Anniversary Tour" Album: "Tina!"

Em novembro de 2010 ela completou 71 anos, e em dezembro ela rejeitou a idéia de uma turnê, ficando assim apenas a lembrança da época de ouro da Tina Turner, nos anos 80, em que ela foi considerada a rainha do rock, com sua voz indescritível e singular...

13 comentários:

  1. NADA A DECLARAR O HISTORICOO DE TINA FALA PR SIM SO MAGNIFICA!!""""

    ResponderExcluir
  2. eu amo tina tuner desde meus 10 anos de idade mais ou menos so agora tive oportunidade de saber mais sobre ela na internet
    valeu tina vc sera lembrada com mto amor para sempre te amo demais deusa da minha infancia, da minha meia idade e se DEUS quiser da minha velhice. Todos os elogios q eu pudesse dizer seriam pouco p expressar minha total admiração por vc, jamais sera esquecida e jamais havera outra p substitui-la pois es unica e insubstituivel, amor eternamente amor

    ResponderExcluir
  3. para mim ainda está para nascer uma outra Tina Turner, na minha opinião ela foi insuperável.

    ResponderExcluir
  4. VALEU TINA VOCE FOI A MELHOR DO ROCK; SENSACIONAL......

    ResponderExcluir
  5. ROCK DE QUALIDADE SOMENTE O SEU.VALEU DESLUMBRANTE E INSUPERAVEL ROQUEIRA,PRA SEMPRE TINA....

    ResponderExcluir
  6. Nunca existiu e nem existirá outra cantora como Tina Turner, ela é unica e sempre The Best.

    ResponderExcluir
  7. SOU PROFESSOR E BAILARINO PROFISSIONAL, E DURANTE MINHA TRAJETÓRIA E NAS AULAS DE JAZZ E MODERNO QUE PARTICIPEI, SEMPRE UTILIZÁVAMOS AS MÚSICAS INESQUECÍVEIS DE TINA TURNER.ELA FOI, É E SEMPRE SERÁ A MAIOR CANTORA POP DO NOSSO SÉCULO. VIVA TINA TURNER...

    ResponderExcluir
  8. Adoro as músicas principalmente "Simply the best".

    ResponderExcluir
  9. Como todos já disse.NUNCA UNICA...AMO ESSA MULHER PELA MUSICA E PELA HISTORIA DE VIDA.

    ResponderExcluir
  10. tenho private dancer ,oprimeiro como outros amo tudo de tina.enloqueço ouvindo break every rule,not enough romancee a gostosa help.sempre tina.

    ResponderExcluir
  11. Você será sempre inesquecivél Tina,nunca existiu e nunca existira um fenõmeno que nem você.Que pena que não consegui visualizar uma fotográfia sua atual. Sou e sempre serei eternamente sua fã,

    ResponderExcluir
  12. EU APREDIR GOSTAR DAS MUSICAS DE TINA TUNER AOS MEU 21 ANOS, EU CURTIA MUITO AQUELA VOZ E O JEITO ALEGRE DE CANTAR.SOU AINDA FÃ DE CARTEIRA. DE TINA, QUE PENA Q AINDA ÑA FAZ MAS TURNER....CARLOS HENRIQUE - SALVADOR-BA 06 DE FEVEREIRO 2013

    ResponderExcluir
  13. Também adoro a Tina Turner,queria vê-la no Rock in Rio 2013.

    ResponderExcluir